#SUSTENTABILIDADE

Hortas comunitárias em todo Paraná

Sucesso em Maringá, hortas comunitárias deverão atender a todo o Estado promovendo inclusão social, geração alternativa de renda e produção de alimentos saudáveis

Deputado Evandro Junior protocolou Projeto de Lei que institui o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias, designado Nossa Horta Paraná. O desenvolvimento do projeto será aplicado em áreas devolutas do Estado, áreas públicas estaduais, terrenos de associações que possuam área para plantio ou propriedades particulares, em parceria com a Fundação Cáritas.

O Programa Nossa Horta, além de produzir alimentos por meio do trabalho comunitário, está voltado para o uso e conservação do solo de forma ecologicamente sustentável.

Em 2007, a dona de casa Elizabeth de Jesus Alves se encontrava em depressão profunda e parecia não ver luz no fim do túnel por tanto sofrimento com um filho usuário de drogas. Sua história começou a mudar quando ela foi motivada a participar dos trabalhos em uma horta comunitária, em Maringá.
Hoje, aos 62 anos, ela é presidente da Horta Comunitária Parque Residencial Tuiuti. Horta comunitária considerada modelo em Maringá. “Moro do lado da horta. Preparo comida para o meu filho e vou cuidar das minhas plantinhas. Faço isso todo dia. Mudou minha vida e de toda a comunidade. Plantamos de tudo: alface, almeirão, cebolinha, salsinha.”

ELIZABETH ALVES Presidente de horta comunitária “Hortas comunitárias acessíveis à população podem diminuir a carência de alimentos e incentivar o desenvolvimento da saúde pública por meio do consumo de alimentos sem agrotóxico. Além disso, promove inclusão social e deve se tornar um importante instrumento de educação e conscientização ambiental.”